quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Como preencher cheque pré-datado

Segundo pesquisas a utilização de cheque pré- datados representa 40% das vendas. Além de não ter de pagar a taxa das administradoras de cartão de crédito, o comércio vê outra vantagem.
O cheque é uma ordem de pagamento à vista e pode ser descontado a qualquer momento a partir da emissão. A justiça, porém, considera o pré-datado um contrato entre cliente e lojista. Para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a apresentação antes da data prevista caracteriza danos morais. Muitos clientes ganharam direito à indenização.
O risco aumenta quando o cheque troca de mãos, o que é comum no comércio. Muitos lojistas usam o pré-datado para pagar fornecedores. Outros repassam para empresas que antecipam o pagamento ao lojista, cobrando uma taxa. Veja como evitar esse risco.
Passo a passo

- Preencha a data em que o cheque deve ser depositado na frente e no verso;
- Coloque sempre o nome de quem vai receber e escreva "não transferível". Assim, só aquela pessoa ou empresa pode descontá-lo;
- No verso, aponte para quem e para que foi entregue;
- Peça para o vendedor anotar o número do cheque na nota fiscal.
O papelzinho com o "bom para" não é garantia de nada. Se o cheque for apresentado antes da data combinada, peça uma cópia ao banco. Tudo o que estiver escrito vai servir de prova para a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário